O concerto de Augusto Canário & Amigos, Com as meninas Martinha e Vanessa ao desafio com o rei do improviso, Augusto Canário, são realmente uma festa de boa disposição sempre com pezinhos de lã em certas palavras, mas com ideias que voam e se tornam arte popular enraizada no nosso modo de estar de portugueses que gostam de dar aos outros a sua alegria.”
Suiça, Desgarrada 2017 em Lusanne com Hélder Baptista e Cláudia Pereira, LAUSANNE FESTA DAS CONCERTINAS ESCOLA DU LE-MONT-SUR-LAUSANNE DE Gaspar Pontes
Helder Baptista e suas divas na festa de concertinas, Suiça 2017, Desgarrada 2017 em Lausanne, Portugueses na Suiça, Festas, Concertinas, Suisse, festa de concertinas, Cantadores de desgarrada, Cantadores, Contactos
E depois da refeição, com a barriga bem fofinha, lá saiu esta canção, do João e da vizinha ! Cláudia Martins dos Minhotos Marotos, com a sua concertina e um dom que bem se nota, improvisa com bela arte de tocar e de cantar e dizer umas verdades, venha quem vier…. Muito bem acompanhada pelo João Fernandes de Barcelos, numa desgarrada de circunstância…
Uma festa de inverno, numa noite fria em Conde, região de Guimarães, uma festa de São Martinho, com o calor e a alegria do Augusto Canário acompanhado por uma equipa de topo de músicos e técnicos. Entre as 21 e as 22 o recinto foi-se compondo, enquanto isso a tenda dos jantares sempre cheia, a presença do integrantes do rancho da terra e dos escuteiro sempre muito interventivos, recordo que o Augusto Canario também tem esse orgulho de ter participado uma boa parte da sua vida neste movimento de jovens tão importante para a sociedade. Foi muita a população dali, das redondezas e até de bastante longe que soubemos estar presente. Para uma noite fria foi uma excelente plateia, que pouco tempo depois do inicio do espetáculo, já se tinha esquecido do frio, tal não é o impacto, a alegria e a energia deste espetáculo.
Boa musica popular, um excelente som, o artista foi “atirando” com sucessos e novas canções do recente álbum “Grande Borga” … fazendo-se valer da sua excelente capacidade de comunicar e interagir com o povo. Pois está claro, que não faltaram as desgarradas, com o Canarinho e o Miranda no meio do povo “brincando com as palavras coma s rimas como só eles. O rei do improviso surpreende sempre dos seus dotes de cantor, de actor, de musico, improvisador, um artista completo sem igual na musica portuguesa…
Os D.A.M.A regressaram a Guimarães para proporcionar mais um excelente espetáculo. Um Pavilhão Multiusos lotado assistiu ao concerto do grupo lisboeta, que é considerado o mais recente sucesso da música portuguesa. Na Cidade-Berço, a banda apresentou o seu novo trabalho discográfico, bem como os seus grandes êxitos. «Balada do Desajeitado», «Luísa», «Às Vezes», entre outros temas, levaram o Multiusos ao rubro
No dia 23 de Agosto de 2002, um grupo de pessoas da Correlhã, decidiu, a título particular, participar num encontro de rusgas que se realizou em Ponte da Barca. O sucesso da participação foi de tal ordem, que ganharam um cabaz como prémio da sua participação. Posteriormente, participaram, como convidados, no Cortejo Etnográfico das Feiras Novas de Ponte de Lima de 2002, com um carro alegórico alusivo a várias actividades artesanais da Freguesia da Correlhã…
Desgarrada França é o que chamamos a este artigo publicado que quisemos destacar. Um encontro de cantadores ao desafio de gerações diferentes e de culturas diferentes. Pedro Ribeiro e a Maria de Ponte de Lima, confrontam-se com caricias e mimos, falando do pito da Maria e das gulas do Ribeiro. Uma festa à portuguesa em Versailles, na zona de Paris
Desgarrada Augusto Canário e Vanessa Teixeira, Improviso, Augusto Canário na Grande Tarde da SIC – Televisão de Portugal, Andreia Rodrigues, João Baião. Desgarrada Augusto Canário e Vanessa Teixeira, Improviso, Augusto Canário na Grande Tarde da SIC – Televisão de Portugal, Andreia Rodrigues, João Baião
Os cantares ao desafio “atravessam já muitas gerações” e têm “muito a ver” com aspectos relacionados com a língua portuguesa e com tradições populares. “Estou convencido de que é uma candidatura ganhadora”, referiu o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, sublinhando a singularidade e a genuinidade dos cantares ao desafio.
O Pentágono iniciou carreira em 1997 com elementos de uma experiência musical bastante grande dos quais apenas dois pertencem à atual formação. O projeto que este grupo de amigos realizou foi idealizado com o objectivo de garantir aos elementos um pouco de música todas as semanas e alguns espetáculos no Verão; no fim de contas nada mais que um “hobbie”, visto todos partilharem uma enorme paixão pela musica….
O improviso é que aqui nos interessa neste artigo. Desgarrada de rua com Pi da Areosa e Tiago Maroto nas Feiras Novas 2014. Concertinas que cantam e passam de mão, musicas de desvarias e realidades do coração. “Picanços e despiques” que estão no sangue dos melhores cantadores ao desafio.
Uma descrição sensata para mais algum confronto de ideias e de puro improviso com dois jovens com jeito para as desgarradas, Cantares ao desafio que estão no coração desta gente minhota, alegre e divertida.
Grande homenagem ao Armando Marinho da Barca em jeito de desgarrada com vários amigos a cantar em Ponte Lima. Feiras Novas a romaria das romarias de Portugal. Marinho da Barca.
Participantes nesta homenagem de amigos ao Marinho da Barca. Cachadinha, Henrique de Lindoso, Cláudia de Guimarães, Adilia, Soalheira, Irene Passos, Aguiar de Barcelos, Loureiro, Carminda de Arcos, entre outros
Canario e Amigos, em Airães – Felgueiras. Mais um grande espetáculo cheio de espectadores numa romaria de renome, desta feita em Airães, Felgueiras, em 15 de Agosto 2014. Augusto Canário e Amigos um espetáculo único de improviso, Concertinas, Desgarradas, Musica Popular e para pular. saiba mais do Rei do Improviso
Desgarrada em Serra de Arga é mais um momento de improviso muito tipico em Portugal com alguma predominância no Minho, Alguns artistas da desgarrada ao despique, podem aqui ser apreciados. Este é um vídeo amador e espontâneo, pelo que neste vídeo não deve ser posta em causa a qualidade de cada um dos artistas. Pedro Cachadinha, Ruizinho de Penacova, Henrique de Lindoso, Bruno de Nine.