Guitarradas ao vivo

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Excertos de 3 momentos de 3 grandes músicos da guitarra portuguesa, Com a Marisa em Londres:Luís Guerreiro, António Neto. Fernando Sousa

Espetáculo do Camané no São Luiz, José Manuel Neto com a companhia de Carlos Manuel Proença e Carlos Bica

e espetáculo da Mariza: Ângelo Freire acompanhado com Diogo Clemente e Marinho de Freitas

Guitarradas ao vivo

Vídeo publicado em 21/12/2012

Edição de 3 videos diferentes

+ INFO

Guitarra portuguesa ao vivo, no concerto da Mariza em Londres 2003

Valsa Venezuelana – “La Partida”, de Carlos Bonnet
No concerto ao vivo de Mariza, “Live in London”, na Union Chapel, a 22 de Março de 2003
– Luís Guerreiro (guitarra portuguesa)
– António Neto (guitarra clássica)
– Fernando Sousa (guitarra baixo)

Variações em Ré menor
Ao Vivo no São Luiz no concerto de Camané
– José Manuel Neto (guitarra portuguesa)
– Carlos Manuel Proença (viola)
– Carlos Bica (contrabaixo)

Guitarrada
No concerto ao vivo de Marisa
– Ângelo Freire (guitarra portuguesa)
– Diogo Clemente (viola)
– Marino de Freitas (viola baixo)

___ Luís Guerreiro ___

Luís Guerreiro é um guitarrista português, atualmente é um dos expoentes da guitarra portuguesa contemporânea.
Foi por influência do pai que se lhe despertou a curiosidade para este instrumento musical, e consequentemente para o fado, recebendo com apenas 10 anos pela mão deste, a sua primeira guitarra. Seguiu-se uma incursão numa academia de música em Alcoitão, onde veio a conhecer António Parreira, com quem começou a ter aulas particulares.
Surgiu em seguida a oportunidade de tocar no Forte Dom Rodrigo, inicialmente como convidado, posteriormente substituindo António Parreira sempre que este se encontrava ausente. E durante três anos consecutivos participou em concursos organizados pela Academia da Guitarra Portuguesa. Passou por algumas das principais casas de fado de Lisboa, incluindo Adega Machado. Tocou para fadistas como Maria Amélia Proença ou Celeste Rodrigues.
Em 2001 dá o seu primeiro concerto individual no CCB, tocando a sua guitarra portuguesa. No mesmo ano, surge o primeiro contacto com Mariza, vindo a integrar de forma permanente o elenco de músicos da artista a partir de Fevereiro de 2003. Entre os palcos que já pisou como guitarrista de Mariza, constam o Royal Albert Hall, Londres, a Ópera de Sydney, Sydney, o Grande Auditório do CCB, Lisboa, o Walt Disney Concert Hall, Los Angeles, o Carnegie Hall, Nova Iorque e o Pavilhão Atlântico, Lisboa.
O trabalho de Luís Guerreiro ficou também documentado no museu do fado, num painel onde se exibem as fotos dos virtuosos da guitarra portuguesa e no documentário da BBC, Mariza and the Story of Fado, concretizado em 2005.
Luís Guerreiro acompanha em 2012 a fadista Carminho.

___ José Manuel Neto ___

José Manuel Neto nasceu em Lisboa a 29 de Outubro de 1972. Toca guitarra portuguesa desde os 15 anos de idade.
É autodidata e iniciou o seu percurso profissional nas casas de fado no início dos anos 90. Tocou durante muito tempo na Viela, no Sr. Vinho, no Embuçado e no Faia.
Em 1993 grava o primeiro disco com Mísia e inicia uma fase de trabalho intensivo, entre gravações e espetáculos, que o têm levado a todo o mundo. Destaca-se ainda a gravação da banda sonora composta por José Mário Branco para o filme “Raiz do Coração” de Paulo Rocha em 2000. Ganhou em 2004 o prémio Francisco Carvalhinho e já em 2008 o prémio Fundação Amália Rodrigues, ambos para melhor instrumentista.
José Manuel Neto é atualmente um dos mais brilhantes guitarristas de fado. Dotado de uma técnica evoluída e com uma sensibilidade e uma criatividade únicas, está na linha dos fora de série que têm escrito a história da guitarra portuguesa, como Armandinho, Jaime Santos ou José Nunes.
Tem desenvolvido, dentro dos cânones do fado, um estilo próprio marcado pela fluidez, versatilidade e simplicidade frásica que caracteriza a melhor música popular. O seu trabalho tornou-se indispensável para artistas como Camané, Mísia, Ana Moura, Aldina Duarte ou Carlos do Carmo, com quem tem gravado alguns dos discos de fado mais importantes deste início de século.
A título individual é autor de um repertório assente na música de raiz portuguesa onde se mistura o fado e a música tradicional, enriquecida de uma complexidade harmónica que abre as portas ao improviso e às liberdades poéticas do jazz.

___ Ângelo Freire ___

Ângelo Freire é um jovem músico de fado. Toca Guitarra Portuguesa.
Em 2000, com 12 anos, venceu a Grande Noite do Fado na categoria de juvenis masculinos.
Foi também o 1º classificado, em Outubro de 2000, na edição mundial do concurso Bravo Bravíssimo produzido pela Retequattro e pela SIC.
Em 2004 venceu a Grande Noite do Fado na categoria de instrumentistas.
Atualmente é músico acompanhante de Mariza. Também acompanhou Ana Moura e outros fadistas.

In video Portuscale

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Musica Portuguesa

(Pub)

Artigos recentes