Desgarrada – Marta Pereira da Costa com convidados

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Desgarrada – Marta Pereira da Costa com convidados, Final de Concerto

Desgarrada – Marta Pereira da Costa

Fado Corrido com Katia Guerreiro, Marco Rodrigues, Rodrigo Costa Felix
Tiago Torres da Silva / Popular
com Adriana

 

Veja outros videos da Marta Pereira da Costa

Marta Pereira da Costa

Marta Pereira da Costa é a primeira e única guitarrista profissional de Fado a nível Mundial.

Começou a tocar piano aos 4 anos, e a partir dos 8 estudou guitarra clássica. Mais tarde aos 18, por influência do pai, inicia-se na Guitarra Portuguesa pela mão de Carlos Gonçalves, guitarrista de Amália Rodrigues. Começou então a frequentar o Clube de Fado, em Lisboa, onde privou com mestres como Mário Pacheco e Fontes Rocha e acompanhou diversos fadistas famosos que frequentam aquela importante casa de Fado.

 

Tem tido também o privilégio de acompanhar nomes como Mariza, Katia Guerreiro, Camané e Carlos do Carmo em diversas ocasiões. Com Mário Pacheco participou em inúmeros espectáculos em Portugal e no estrangeiro, principalmente depois da gravação do CD/DVD “Clube de Fado – A Música e a Guitarra”, premiado pela revista Songlines como melhor álbum em 2005. Em 2008 participa a solo num tema do primeiro CD de Rodrigo Costa Félix (seu marido) “Fados d’Alma”. Também em 2008, convidada pelo conhecido compositor e produtor espanhol Jaime Roldán, participou na gravação do tema “Pasa” inserido no álbum “Unidad de Canciones Intensivas”. Gravou a guitarra portuguesa do segundo CD de Rodrigo Costa Félix,“Fados de Amor”, editado em Maio de 2012. É o primeiro CD da história do Fado em que a Guitarra Portuguesa é tocada em exclusivo por uma mulher!

 

Iniciou carreira a solo em 2012 tendo-se estreado em Março em Toronto – onde já regressou um ano depois para actuar com o seu marido numa repleta “Casa do Alentejo”. Em Junho de 2012 apresentou-se em nome próprio em Lisboa, no “palco de Alfama” num dos quatro concertos de Guitarra Portuguesa organizados no âmbito das Festas de Lisboa e para o qual convidou os fadistas Katia Guerreiro, Marco Rodrigues e seu marido Rodrigo Costa Félix bem como a cantautora Adriana. No mesmo mês participou no Festival de Fado de Madrid  com o espectáculo Casa de Fados – Uma noite em Lisboa e actuou novamente na edição deste ano a convite do guitarrista José Manuel Neto. Ainda em 2012, em Julho, actuou junto de seu marido, perante um CCB totalmente cheio, para o lançamento do CD “Fados de Amor”, que ao longo do ano viajou por várias salas do país.

 

Já em 2013 actuou na conferência TEDxBoavista e compôs o tema principal da curta-metragem “Minha Alma” da realizadora Ana Rocha. Participou, juntamente com o pianista e compositor Rui Gonçalves na banda sonora da curta-metragem “No Mar”, da mesma realizadora. Foi ainda convidada, juntamente com o seu marido Rodrigo, pela prestigiada marca Cortefiel a fazer parte da campanha internacional “Pessoas com Talento” para a colecção Primavera Verão 2013. São os primeiros e únicos portugueses a fazê-lo. Apoiados pela Cortefiel, apresentaram-se ao vivo no magnífico teatro Tivoli BBVA, praticamente cheio para apludir vibrantemente o concerto “No Fado e na Vida”. Antes, em Abril, Marta foi uma das convidadas da Rádio Alfa, em Paris, para junto de Joana Amendoeira e Mafalda Arnauth actuarem na Gala anual de Fado. Tem espectáculos agendados para Espanha, França, Brasil e Estados Unidos para este ano.

Marta tem vindo aos poucos a preparar o seu primeiro CD de instrumentais, já com algumas composições da sua autoria, que se prevê seja editado no próximo ano. Está ainda a preparar o seu primeiro grande concerto em nome próprio em Lisboa agendado também para 2014. Marta tem sido elogiada por todo o universo do Fado mas também fora dele, por várias personalidades que lhe reconhecem o enorme valor, o esforço, a coragem para se dedicar a um instrumento difícil, duro e a uma arte exigente mas também fascinante. A sua vontade de crescer e de deixar uma marca na história do fado, podendo servir como exemplo a outras mulheres, é o que a motiva a esforçar-se e empenhar-se diariamente e cada vez mais na persecução deste sonho.

Site Oficial 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

(Pub)
(Pub)