Festival Caixa Ribeira estreia-se no Porto a 12 e 13 de junho

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A cidade do Porto vai ser palco de um novo festival de música em 2015, num evento totalmente dedicado ao fado e que será integrado na programação oficial das Festas de São João.

Marcado para os dias 12 e 13 de junho, o Caixa Ribeira é uma iniciativa conjunta da Caixa Geral de Depósitos e da Música no Coração, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer.

Depois do êxito do formato apresentado em Lisboa, com duas edições esgotadas do Caixa Alfama, que este ano se voltará a realizara 18 e 19 de setembro, o maior festival de fado do país fará a sua estreia no Porto em 2015, levando à Ribeira alguns dos mais consagrados fadistas da atualidade, mas também a nova geração do Fado, com especial atenção para os intérpretes e novos talentos da região norte.

No total, serão 10 palcos que irão acolher mais de 40 fadistas durantes dois dias.

A apresentação oficial do evento decorreu esta terça-feira, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, numa cerimónia que contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, do presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, Álvaro Nacimento, e do diretor da Música no Coração, Luís Montez.

“O Porto tem uma longa tradição com o Fado que, infelizmente, se tem a vindo a perder um pouco ao longo dos anos. A realização deste evento na Ribeira vai seguramente reacender esta tradição e logo numa altura tão particular para a cidade como são as Festas de São João. Todos os anos procuramos inovar e acrescentar algo de novo à programação, neste caso, através de um festival que vai encher a Ribeira de gente e dar a conhecer o Fado a muitos dos turistas que nos visitam”, afirmou Rui Moreira durante a apresentação do evento.
“É uma grande satisfação para a Caixa Geral de Depósitos poder concretizar este evento no Porto. O Fado é uma manifestação cultural que define a identidade de Portugal. A Caixa integra na sua história e no seu ADN esta mesma portugalidade, pelo que nada mais faria sentido do que promover um evento desta natureza também no norte de Portugal”, justificou, por sua vez, Álvaro Nascimento, presidente do Conselho de Administração da Caixa.
Para esta primeira edição do Festival Caixa Ribeira estão já confirmados alguns dos nomes mais relevantes da atualidade desta expressão cultural da identidade portuguesa, elevada em 2011 à categoria de Património Cultural e Imaterial da Humanidade. Camané, Carminho, Katia Guerreiro e a mais recente promessa do Fado, Carolina, foram os quatro nomes hoje revelados.
A Ribeira do Porto, também ela classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, será o epicentro deste festival, que se distribuirá por 10 palcos: Palácio da Bolsa (Salão Árabe e Pátio das Nações), Mercado Ferreira Borges (Hard Club 1 e 2), Parque de Estacionamento da Alfândega (Palco Caixa), Igreja de São Francisco, Cais da Estiva (Fado à Janela), Cave do Cais da Estiva, antiga Junta de Freguesia de São Nicolau e Barco no Douro.
O bilhete único para os dois dias tem o preço de 28€, passando a 35€ nos dias do Festival. Os clientes da Caixa terão um desconto de 10% na compra de bilhetes com cartão da Caixa no Palácio da Bolsa.
A partir de 11 de junho, o bilhete deverá ser trocado por uma pulseira no Palácio da Bolsa. Será essa pulseira que dará acesso a todos os espaços do Festival.

 

in Porto Lazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Musica Portuguesa

(Pub)

Artigos recentes