Alentejo

Encontro Cante – Ovibeja – Alentejo

Impressionante a melodia que o Cante liberta. A força que estas musicas cantadas em união de empenho têm. Uma celebração melódica das tradições musicais em Portugal. É arrepiante como estas musicas do nosso Alentejo se tornam vigorosas enquanto calmas. O reconhecimento do Cante Alentejano como património da Humanidade, como também aconteceu com o Fado e há-de acontecer com outras tradições mais ou menos folclóricas é mais do que justificado. Mas este resultado tem de ser atribuído aos que arregaçaram as mangas e forçaram o resultado final. A musicalidade das vozes afinadas e sincronizadas a seu tempo tem vindo a conquistar apaixonados pelo Cante Alentejano por todo o país e pelo mundo.

Eu Ouvi Um Passarinho – Operação Triunfo RTP

Um dos mais emblemáticos temas do folclore / cantares alentejanos, este "Eu ouvi um passarinho" aqui neste vídeo principal numa interpretação de quem pôs o tema no ouvido do povo há já muitos anos: O Grupo de Cantares de Portel. Eu ouvi um passarinho. Nesta ocasião, que o vídeo mostra, é uma atuação ao vivo numa das Galas da "Operação Triunfo" (programa RTP) em 2011, com a participação especial do apresentador e animador Pedro Fernandes, que se vê a integrar o grupo.

Cante alentejano Património Imaterial Humanidade

... cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, tomada esta manhã em Paris, confirma o que era já dado como praticamente certo e reconhece este legado da cultural nacional. Chega assim ao fim, com final feliz, a aventura iniciada formalmente a 28 de março de 2013, data em que a candidatura do cante deu entrada no comité internacional da UNESCO. Elogiada como "exemplar" pela própria organização das Nações Unidas, a apreciação tinha já dado confiança aos alentejanos ...

(Pub)
(Pub)