O sempre carismático Zé Cachadinha com sua voz rouca, aqui cantando ao desafio com a filha do Delfim dos Arcos de Valdevez, em Ponte da Barca
2012
Delfim, Manuel Silva e Cachadinha no São Bartolomeu em Ponte da Barca
22 Agosto 2008
Desgarrada do Cachadinha com Delfim e Manuel Silva
Cantigas ao desafio com o Cachadinha e amigos
(excerto)
(…)
“Eu ate grito por Deus
Eu de vós nunca me queixo
O Cachadinha é artista
com muita pena vos deixo
Agora chegou a maré
do Cachadinha se ir embora
aqueles que estão na cadeira de rodas
pro ano que andem de pé
(…) “
Convívio com vilaverdenses
2014
Foi um dos nomes maiores dos tradicionais cantares ao desafio do Minho. Na desgarrada um nome reconhecido internacionalmente
Referencias
Um dos nomes maiores dos tradicionais cantares ao desafio do Minho, reuniu esta noite – em convívio – amigos vilaverdenses numa jornada de confraternização que decorreu – ao som das concertinas – em Ponte de Lima, uma das capitais minhotas do desafio. Para a objectiva do jornal “O Vilaverdense” tocaram o Preguinho e Zé Cachadinha, durante um jantar com sabores minhotos (pica-no-chão). Uma jornada convívio que acontece uma semana depois do lançamento da semente que servirá de base à candidatura dos cantares ao desafio a património imaterial da humanidade da Unesco.
Noticia de “O Vilaverdense” em 9 de Dezembro de 2014
… Na Expolima Zé Cachadinha e seus amigos fazem a festa com os Cantares ao Desafio.
Vídeo de fim de noite
O Jose Cachadinha mesmo com a p.ta fez um desafio de classe nas Feiras Novas 2013
Feiras Novas 2015 – Zé e Bouças
Fez Rir toda a gente com esta Desgarrada no São Bartolomeu 2017
Desgarrada em Paris (27/04/2019)
Adília de Arouca e Cachadinha 2018
Morreu o cantador ao desafio Zé Cachadinha
O popular cantador ao desafio Zé Cachadinha morreu esta segunda-feira, na sua terra, em Ponte de Lima, do distrito de Viana do Castelo, no Alto Minho, sendo considerado maior artista de sempre naquela arte musical, candidata a Património Universal da Humanidade.
O Cachadinha, de 66 anos, casado, natural e residente na freguesia de Bárrio, em Ponte Lima, estava doente há algumas semanas, mas a notícia da sua morte deixou chocada toda a comunidade minhota, devido ao seu carisma e popularidade, com atuações em diversos países.
Depois das suas atuações iniciais nas Feiras Novas de Ponte de Lima e na Romaria de São João d’Arga de Caminha, ambas no Alto Minho, José Cachadinha popularizou-se e fez escola junto de várias gerações de cantadores ao desafio, sendo considerado o maior dos mestres.
O funeral realizar-se-á no Cemitério Paroquial de Bárrio, em Ponte de Lima segundo revelou ao Sol o seu sobrinho, Pedro Cachadinha, igualmente cantador ao desafio. (06/2019 )
Tags: Espectáculos de Musica Portuguesa, Bandas de baile, Ranchos Açores, Ranchos Alentejo, Ranchos Algarve, Ranchos dos distritos Leiria e Coimbra, Ranchos da zona de Aveiro, Ranchos Douro Litoral, Ranchos da regiao de Lisboa, Ranchos Interior centro e norte, Ranchos Minho, Ranchos do Ribatejo, Ranchos Trás os Montes, Ranchos Portugueses no estrangeiro, Letras de Musica Portuguesas, Grupos de Musica Popular, Artistas da Musica Popular, cantores e cantoras, artistas Portugueses, Bandas de baile, Bandas Filarmónicas Portugueses, Contactos de cantadores de desgarrada, contactos de Fadistas, Grupos Folclóricos Portugueses, Artistas da Musica Popular, Bandas para espectáculos, Cante Alentejano, Tunas, Rádios portuguesas