Tony Carreira

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Tony Carreira – Biografia

Se os sonhos reflectem os mais profundos desejos, Tony já os realizou a todos, uma vez que é um homem que vive o seu sonho intensamente, a cada dia que passa. Também por isso, poucas vezes a expressão “o sonho comanda a vida” terá feito tanto sentido como quando aplicada à vida deste homem que, ainda criança, começou a traçar o seu destino na sua mente e não mais desarmou nas suas intenções, até lograr alcançar os desígnios a que o seu coração se propôs.

PERSEVERANÇA SEM LIMITES
Perante inúmeras adversidades e partidas do destino, Tony Carreira ultrapassou todos os obstáculos que se lhe depararam, desafiando até as próprias probabilidades de sucesso na vida que escolhera e que, a determinada altura, não lhe eram nada favoráveis. Ainda assim, a sua perseverança nunca permitiu que baixasse os braços e, como tal, um dia, o rumo dos acontecimentos acabou mesmo por se inverter, assumindo a direcção que o levaria directamente ao patamar das verdadeiras estrelas. Vamos então conhecer um pouco mais sobre este artista ímpar no panorama musical português…

UM LONGO CAMINHO A PERCORRER
Nascido a 30 de Dezembro de 1963, no seio de uma família humilde, desde muito cedo que Tony Carreira soube que queria ser cantor. Ainda no Armadouro, pequena terra da Beira Baixa onde cresceu até emigrar para França, começou a sonhar com a música, mas só muito mais tarde, já em Paris, é que conseguiu concretizar o seu ensejo. Depois de muitos anos a cantar na comunidade portuguesa de Paris com a banda “Irmãos 5”, em Março de 1988 consegue, finalmente, gravar o seu primeiro single, na sequência da sua participação no Festival da Canção da Figueira da Foz, por sugestão e impulso do seu irmão José Antunes. No entanto, passariam ainda mais alguns anos até que o seu talento fosse verdadeiramente reconhecido e a sua música começasse a ganhar um público fiel.

FINALMENTE, O SUCESSO!
A partir dos anos 90 e até aos dias de hoje, de forma sólida e sustentada, com trabalhos cada vez mais equilibrados e do agrado do grande público, Tony Carreira conseguiu, pouco a pouco, consolidar-se como verdadeiro cantor romântico, com as baladas a assumirem uma preponderância cada vez maior na sua música. Hoje, com 24 anos de carreira, soma 14 álbuns de originais, 48 discos de platina e mais de 3 milhões de discos vendidos. Já esgotou, em várias ocasiões, alguns dos mais importantes e carismáticos recintos de espectáculos do Mundo, como os incontornáveis Olympia e Zenith em Paris, o imponente Emperors Palace na África do Sul, o marcante Queen Elizabeth nos Estados Unidos, ou a mítica Brixton Academy em Londres, só para citar os mais marcantes.

EM PORTUGAL E NO MUNDO
Contudo, independentemente do enorme carinho com que é brindado pelos palcos dos quatro cantos do Globo, e da eterna gratidão que Tony sente pelos seus fãs espalhados pelo Mundo inteiro, é com enorme orgulho que vê reconhecido o facto de ter sido o primeiro e único artista nacional a encher todas as grandes salas do País, cada uma delas em mais do que uma ocasião. Coliseu dos Recreios, Coliseu do Porto, Pavilhão Rosa Mota, Pavilhão Atlântico e Campo Pequeno são apenas alguns exemplos de recintos que já receberam memoráveis enchentes em concertos de Tony Carreira.

EM CADA FÃ, UM AMIGO
Perante o seu currículo repleto de extraordinárias salas nacionais e internacionais, facilmente concluímos que não é por acaso que Tony Carreira é reconhecido como o artista português que mais público arrasta aos seus espectáculos, em Portugal e no Mundo. No entanto, para melhor se compreender a verdadeira dimensão dos seus concertos, bem como a relação ímpar e especial que mantém com todos os seus fãs, é preciso marcar presença nesses momentos tão marcantes da sua carreira, uma vez que cada grande espectáculo de Tony é um momento verdadeiramente inolvidável para quem tem o privilégio de o presenciar. Ainda assim, atingido este ponto áureo da sua carreira, o cantor não pretende parar, uma vez que a única forma que conhece de agradecer aos fãs que sempre acreditaram em si, é continuar a fazê-los sonhar com as suas canções. Também por isso, a forma como, na primeira pessoa, encerra a sua autobiografia, não podia ser mais lúcida e apropriada: “Encontrar-nos-emos por aí, num dos muitos instantâneos desta vida. Seja no contacto diário ou num qualquer concerto; seja em salas majestosas ou em pequenos espaços; seja através da música ou em meras conversas mundanas. Onde quer que eu vá, sei que estarão sempre ao meu lado. E seja como for, sei que vos levarei sempre comigo no meu coração…”

TONY CARREIRA, UM HOMEM DE BEM BENEMÉRITO, ALTRUISTA E FILANTROPO
O sucesso é algo que marca permanentemente a vida de Tony Carreira, mas o cantor jamais se deixou inebriar pela fama ou pelo rumo dourado que a sua vida tomou desde muito cedo. Tony não esquece as suas origens humildes, não apaga os tempos difíceis que viveu e, como tal, não ignora aqueles que mais precisam de ajuda. No fundo, Tony encontra no acto de ajudar, o retorno através do qual se sente verdadeiramente grato pela vida que tem. Porque para Tony Carreira, nada é mais gratificante do que ajudar o próximo em momentos de aflição, dar a cara por causas nobres e justas, ou simplesmente apoiar alguém que necessita apenas de uma palavra amiga, de uma canção de amor…
A mãe, a esposa e a filha de Tony Carreira são as verdadeiras mulheres da sua vida, mas o cantor sabe que não são as únicas. Na verdade, são milhares e milhares de fãs espalhadas pelo Mundo inteiro, as mulheres que ouvem as palavras do cantor e fazem delas a poesia que ilumina as suas vidas. Por isso mesmo, Tony faz questão de dar a cara por uma das mais nobres iniciativas, que tem como objectivo ajudar a salvar o maior número possível de mulheres, de um flagelo que faz milhares de vítimas mortais todos os anos. Como Embaixador do Cancro da Mama, em 2009, Tony Carreira ajudou a angariar fundos para esta causa, bem como a alertar inúmeras mulheres para a necessidade de fazerem o rastreio do cancro da mama com relativa regularidade. O sucesso da iniciativa, bem como a constante vontade que Tony tem de ajudar, fazem com que o cantor venha a repetir o cargo de Embaixador do Cancro da Mama em 2010.

Ainda no âmbito da saúde, e também porque Tony Carreira é particularmente sensível no que concerne aos mais desfavorecidos, o cantor é Padrinho da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, pela qual dá a cara em inúmeras acções de divulgação da doença e sensibilização para os problemas que a mesma acarreta. A preocupação de Tony em ajudar pessoas com problemas de saúde não se fica por aqui, e levou-o também em 2009 a desenvolver uma acção de recolha de sangue para tentar ajudar o pequeno Matias, que sofre de Leucemia e necessita urgentemente de um dador de medula óssea compatível.

As questões ambientais constituem uma problemática à qual Tony Carreira também não deixa de dispensar particular atenção. Na ordem do dia estão as Energias Renováveis, razão pela qual o cantor criou um espectáculo inédito subordinado ao tema e aos problemas climatéricos. No entanto, a preocupação de Tony Carreira com o ambiente vem muito de trás, e já no início do século, quando as florestas do nosso País foram devastadas pelas chamas, Tony deu vários espectáculos com vista à recolha de fundos para os Soldados da Paz, e chegou mesmo a oferecer uma ambulância ao Corpo de Bombeiros Voluntários da Pampilhosa da Serra.

Tony Carreira entende que não faz sentido ser mediático, não faz sentido ter sucesso, não faz sentido ser famoso, se não for para usar parte significativa de todos esses privilégios em prol dos outros, em prol daqueles que mais necessitam. Também por isso, Tony identifica-se particularmente com aqueles que pensam da mesma maneira, como é o caso de Luís Figo, um dos melhores futebolistas mundiais de todos os tempos. Tony e Figo têm uma forma muito peculiar e idêntica de estar na vida e não sabem viver sem tentar ajudar aqueles que os rodeiam. Foi por isso mesmo que Tony Carreira nem hesitou quando Luís Figo o convidou a integrar uma equipa de estrelas mundiais, para defender as cores da Fundação Luís Figo, na Suiça, num jogo cujas receitas reverteram integralmente para a ajuda de crianças desfavorecidas, ao abrigo de um protocolo de apoio social no âmbito das acções de solidariedade levadas a cabo pela Fundação Luís Figo.

Parece muito, não parece? Mas isto que acabámos de descrever é apenas a face mais visível das acções de solidariedade de que Tony Carreira faz questão de participar de forma assídua. Hospitais e lares de idosos, infantários e escolas, clínicas e orfanatos, são inúmeras as instituições, em Portugal e no estrangeiro, que o cantor faz questão de visitar todos os anos. Porque Tony é isto mesmo – um homem bom, um altruísta, uma pessoa que não consegue conceber a vida sem dar, sem partilhar, sem ajudar. Alguém cujo valor está muito para lá daquele que demonstra em palco. Alguém que, além de ter uma voz que faz de si um artista sem igual, tem também um coração que fará com que seja para sempre recordado como um homem de bem…

2012, PROVA DE VERSATILIDADE ARTÍSTICA
O ano que agora chega ao fim marcou mais um passo extraordinariamente importante na vida e na carreira de Tony, uma vez que o cantor enfrentou um desafio profissional de dimensão sem precedentes. A convite da SIC, Tony Carreira aceitou integrar o júri do mega-programa de sucesso internacional “Ídolos”, mostrando aos seus fãs e ao público em geral, uma faceta até agora desconhecida. Com um à-vontade assinalável e uma enorme capacidade de análise e expressão no que concerne às performances dos concorrentes, Tony assumiu-se, a cada programa que passava, como uma impressionante mais-valia para um dos formatos televisivos de maior sucesso em todo o Mundo no século XXI.
Quer na fase inicial dos castings, quer na fase final, com as galas em directo a marcarem a agenda televisiva nacional todas as semanas, Tony Carreira revelou-se um profissional versátil, espontâneo, intelectualmente honesto e sempre fiel aos seus princípios e valores morais, respeitando todos os concorrentes por igual, bem como as opiniões dos restantes membros do júri. Ao lado de nomes sonantes da indústria musical portuguesa das últimas décadas, como o empresário Manuel Moura dos Santos e o incontornável Pedro Abrunhosa, Tony Carreira soube expressar e pôr em prática toda a sua genuína cultura musical de autodidacta, bem como o seu apurado sentido de humor, com particular destaque para o inesquecível momento em que, na final, partilhou o palco com Pedro Abrunhosa e ambos protagonizaram um espectáculo simplesmente memorável.
Por fim, com o elemento feminino do júri – Bárbara Guimarães, referência da televisão portuguesa na última década, quer pelo seu talento, quer pela sua elegância, simpatia e beleza escultural – Tony Carreira manteve uma postura exemplar, sempre marcada pelo cavalheirismo e pela simplicidade que sempre o caracterizaram, numa presença de tal forma marcante que, semana após semana, o público e a crítica especializada render-se-iam ao talento inato que Tony demonstrou no desempenho das funções que lhe foram atribuídas.

2013, UM QUARTO DE SÉCULO A CANTAR E ENCANTAR
No ano que agora termina, Tony Carreira celebrou a bonita e invulgar efeméride de 25 anos de carreira. Com um percurso profissional exemplar e cada vez mais reconhecido de forma unânime no nosso País, não podemos deixar de realçar também a crescente internacionalização do trabalho de Tony, com algumas das maiores e mais emblemáticas salas de espectáculos da Europa, como o Olympia em Paris e a Brixton Academy em Londres, a engalanarem-se para receber aquele que é um dos mais distintos filhos do nosso País, um homem que, apesar de há muito ter extravasado as nossas fronteiras, faz da defesa incondicional da portugalidade no Mundo uma questão de princípio e honra pessoal.
Em Portugal, porém, as maiores salas já não guardam quaisquer segredos para Tony Carreira, que consegue tornar comuns as enchentes em locais tão míticos e distintos como o Campo Pequeno, os Coliseus de Lisboa e Porto, o Multiusos de Guimarães ou o próprio Pavilhão Atlântico, símbolo máximo do show-business no nosso País. Assim sendo, resta-nos apenas esperar para saber o que o próximo ano nos irá reservar, na certeza porém de que, quando falamos de Tony Carreira e dos músicos e profissionais que o acompanham, quer nos palcos, quer em estúdio, o céu é o único limite!

(in: facebook oficial)

Tony Carreira 25 anos de carreira

video Publicado a 13/12/2013
concerto de Tony carreira ao vivo no Pavilhao Atlantico

Tony Carreira ao Vivo no Pavilhão Atlântico em Lisboa em 27 de Novembro de 2010

Video Publicado a 03/10/2014

Discografia Tony Carreira

Álbuns de Estúdio
1991 É Verão Portugal (Discossete)
1992 Canta Canta Portugal (Discossete)
1993 Português De Alma E Coração (Espacial)
1994 Adeus Amigo (Espacial)
1995 Ai Destino (Espacial)
1996 Adeus Até Um Dia (Espacial)
1997 Coração Perdido (Espacial)
1998 Sonhador, Sonhador (Espacial)
1999 Dois Corações Sozinhos (Espacial)
2001 Cantor de Sonhos (Espacial)
2002 Passionita Lolita (POMME)
2004 Vagabundo Por Amor (Espacial)
2006 A Vida Que Eu Escolhi (Espacial)
2008 O Homem Que Sou (Farol Música)
2010 O Mesmo de Sempre ( Farol)
2014 Nos fiançailles France/Portugal (Sony Music Smart)
2014 Sempre ( Farol)

Compilações
2008 Best Of 20 Anos de Canções (Espacial)
2010 Reste (Pomme Music)
2011 Best Of 20 Anos de Canções Vol. 2 (Espacial)
2012 Essencial (Farol)

Álbuns ao vivo

2000 Ao Vivo No Olympia (Espacial)

2003 15 anos de Canções – Ao Vivo No Pavilhão Atlântico (Espacial)
Extras: 4 temas inéditos de estúdio:,”Quem esqueceu não chora”, Tu levaste a minha vida”,”Tudo em mim” e “Com a escola da vida”

2006 Ao Vivo No Coliseu (Espacial)
Extras: 2 temas inéditos de estúdio: “Mesmo que seja mentira” e “É melhor (dizer adeus)” temas que vieram a ser editados no CD “A vida que eu escolhi” lançado no mesmo ano.

2013 Tony Carreira 25 Anos (Farol)
Extras:3 inéditos de estúdio (“Mais que um irmão”, “Foi a nossa história” e “Não queiras voltar p’ra mim”) e o documentário “Sonhos de Menino”.

(in wikipédia em 14-03-2015)

Tony Carreira ao Vivo no Pavilhão Atlântico – 2011

Tony Carreira ao vivo

Contactos Tony Carreira

+ contactos

Regi-Concerto
Produções Músicais e Audiovisuais, Lda.
Rua Hernâni Cidade n.5 – A
Urb. Qta. do Conde Mascarenhas
2820-653 Vale Fetal (Charneca da Caparica)
Portugal

e-mail: regiconcerto@regiconcerto.com
tel: +351 212 979 280
fax: +351 212 979 431

Site oficial Tony Carreira

Facebook Tony Carreira

Twitter Tony Carreira

Youtube oficial Tony Carreira

(Pub)

Blog

(Pub)