Grupo Raízes do Minho

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Raízes do Minho

Um grupo de musica popular com acentuada tradição minhota num espetáculo abrangente e inovado. A sonoridade e tipicidade das concertinas do Minho, com raízes tradicionais e uma atenção especial por outros sons tradicionais de Portugal. Seja do Alentejo, dos Açores, Norte ou Sul, Litoral ou interior, o Grupo Raízes do Minho revela a sua homenagem a várias canções da história musical de Portugal, homenageando também grandes celebridades da musica popular.

Vale a pena assistir a um espetáculo bem popular, com musicas que os mais velhos nunca esquecem e que os mais novos já reconhecem e respeitam.

Um grupo unido sempre com motivação pra melhor cumprir a tradição.

Raízes do Minho é mais que um bom espetáculo de musica popular.

Musicos:
Artur Silva (vocalista, guitarra), Tiago Briote (bateria), César Loureiro (acordeão), Pedro Arantes (concertina), Jorge Peixoto (cavaquinho, gaita de foles), Joel Martins (concertina, bandolim) Helder Loureiro (baixo), Rafael Silva (concertina)

 O grupo “Raízes do Minho”, formado em 2008 em Riba de Âncora, no Concelho de Caminha, é hoje composto por músicos de vários Concelhos do Distrito de Viana do Castelo e Braga. Com uma actividade artística baseada na apresentação de um repertório constituído por música popular e tradicional portuguesa e ainda por cantigas à desgarrada, tem na sua jovialidade, dinamismo e performance musical, as suas mais valias. Composto por Concertinas, Bandolim, Guitarra, Baixo, Cavaquinho, Bateria, entre outros, aborda temas musicais tradicionais, com arranjos próprios, e temas originais de cariz popular.

“Raízes do Minho” regista, no seu curto mas intenso historial, a apresentação em locais tão distintos como as Festas de Nelas 2009, FACEP 2009 – Penamacor, Festa das Cruzes 2009 – Barcelos, Carnaval da Mealhada 2008, Feira do Artesanato de Lousada 2009, Valongo, Caminha, Valença, Feiras do Alvarinho e Bacalhau (Melgaço), RTP1-programa “Verão Total” em Valença do Minho, SIC ao vivo em Vila Nova de Cerveira, entre muitos outros. Do seu calendário de 2011 constam mais de 50 espectáculos, sendo alguns deles efectuados nas comunidades lusófonas na diáspora.

O seu primeiro álbum – “Sons da Tradição” – surge com a intenção da divulgação da música tradicional e popular portuguesa, perpetuando também alguns dos temas e momentos vivenciados ao longo do último ano da actividade artística do Grupo “Raízes do Minho”.

Também disponível o segundo trabalho discográfico lançado em 2010 gravado ao vivo em Barcelos – Barqueiros.

Raízes do Minho – Festa Minhota (Festa do Alvarinho e do Fumeiro 2015 na TVI)

Grupo Raizes do Minho – Musica Popular Portuguesa – Concertinas. Grupo Popular
Pézinho da Vila, Eu ouvi um passarinho, Oh Luizinha, ..

A Gota minhota

Espetáculo em 2011

Raizes do Minho – Grupo de Concertinas de Cantares e Musica Popular Portuguesa – Espectáculos com Concertina, Cantares ao desafio. Grupos de Musica Popular, Musica popular portuguesa, artistas populares

Grupo Raizes do Minho – Musica Popular Portuguesa – Concertinas. Grupo Popular

Todos me querem eu quero alguém, quero o meu amor não quero mais ninguém,
Ferreiro,….Laurindinha,

Dona Aurora um exito imortal do António Mafra, bem como o “Ora vejam lá”, aqui em versões soltas e tradicionais,  Alegre e divertida. e por isso também, é que este espetáculo é demais.

Raízes do Minho ao vivo, Arrebita, Arrebita, Arrebita (Alvarelhos)

Raízes do Minho – Festa Minhota (Festa do Alvarinho e do Fumeiro 2015 na TVI)

Grupo de Musica Popular

O grupo “Raízes do Minho“, formado em 2007 em Riba de Âncora, no Concelho de Caminha, composto por músicos de vários Concelhos dos Distritos de Viana do Castelo e Braga.
Com uma actividade artística baseada na apresentação de um repertório constituído por temas tipicamente minhotos como as cantigas ao desafio, as célebres desgarradas, viras, malhões, música popular e tradicional portuguesa, tem na sua jovialidade, dinamismo e performance musical, as suas mais valias.
No que aos instrumentos diz respeito, tem Concertinas, Bandolim, Guitarra, Baixo, Cavaquinho, Flauta Transversal, Ukélélé, Bateria, entre outros, aborda temas musicais tradicionais, com arranjos próprios, e temas originais de cariz popular.
Raízes do Minho” regista, no seu curto mas intenso historial, a apresentação em locais tão distintos como as Festas de Nelas, FACEP – Penamacor, Festa das Cruzes – Barcelos, Carnaval da Mealhada, Feira do Artesanato de Lousada, Valongo, Caminha, Valença, Feiras do Alvarinho e Bacalhau (Melgaço), entre muitos outros.
O seu primeiro álbum – “Sons da Tradição” – surge com a intenção da divulgação da música tradicional e popular portuguesa, perpetuando também alguns dos temas e momentos vivenciados ao longo do último ano da actividade artística do Grupo “Raízes do Minho”.
Já conta com algumas apresentações televisivas,
O grupo “Raízes do Minho” lançou recentemente um album que confirma todas as potencialidades do grupo e dos seus executantes.
Assistir a um espectáculo ao vivo é o unico caminho para usufruir ao máximo das capacidades do grupo…
Assim sendo, apareça…e divirta-se com a mais genuina musica portuguesa

(in: raizesdominho.net)

Tel: 969201236

(Pub)

Blog

(Pub)